Grão Mestre Chiu Ping Lok
Chiu Ping Lok nasceu na província de Cantão, ao sul da China e aos quatro anos começou sua prática na arte marcial chinesa do kung fu com seu tio Sam – Um. na China cada distrito possui um instrutor de arte marcial, que ensina a seus moradores, sendo pago pelo próprio distrito, e foi assim que Chiu Ping Lok, apesar da pouca idade, além de praticar kung fu ainda ajudava na sua divulgação. Aos 8 anos recebia suas primeiras de pintura de seu tio Tam Sai Sil, completando seu desenvolvimento artístico com outras formas de expressão, como teatro e música.
Aos 15 anos por questões políticas Chiu Ping Lok e sua família saíram da China e passaram a residir em Hong Kong (na época protetorado britânico). Foi lá que o talento desse jovem tomou novos rumos, enriquecendo-se pelo contato com outras modalidades de expressão artística e artes marciais que acentuariam sua formação. Foi também em Hong Kong, que veio a entrar em contato com o Tai Chi Chuan e aprofundou-se nos conhecimentos dessa arte, embora nessa época, achasse aquela movimentação muito lenta e carente de ação. Também teve noções de acupuntura chinesa com mestre Hui, e de yoga com um grupo hindu, que excursionou pela região.

Chiu Ping Lok foi o primeiro pioneiro da arte folclórica chinesa da dança do leão e representante da International Dragon and Lion Dances Association Limited (Associação Internacional de Dança do Leão e Dragão Ltda) no Brasil desde 1961. Em 1969 inaugurou a academia Tai Chi Yoga e Kung Fu, na rua Catequese 72 em Santo André, São Paulo, sendo a primeira academia de kung fu registrada no país, onde ficou até em 1974. Em 1974 fechou a academia e passou a dar aulas no clube dos alemães, também em Santo André aonde ficou até em 1980. Em 1980, inaugurou a atual academia Tai Chi, na rua Santo André 662, com o prédio ainda em construção, dando apenas aulas de kung fu na garagem do prédio. O prédio só ficou pronto em 1984. A associação Fei Hok Phai, foi fundada em 1º de agosto de 1986 no prédio da academia Tai Chi, onde funciona até hoje. Chiu Ping Lok faleceu no dia 22 de agosto de 2009, deixando seu legado e seus ensinamentos para aqueles que sempre vão admirar sua caminhada pela Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário